5 livros que todo jornalista deve ler

Se você já está no curso de Jornalismo ou gostaria de seguir essa carreira, que tal conhecer um pouco mais sobre essa profissão e abraçar o mundo dos textos? Spoiler: por mais óbvio que pareça, é sempre bom lembrar que para ser jornalista é preciso gostar de ler e escrever.

Pensando nisso, separamos os cinco principais livros que todo jornalista ou estudante de jornalismo deve ler ao longo de sua carreira.

 

Livros que todo jornalista deve ler

As obras mencionadas nesse artigo são relatos reais sobre acontecimentos históricos importantes e biografias de personagens memoráveis da história do jornalismo. Para quem deseja vivenciar a profissão, esses cinco livros são uma ótima leitura. Confira!

 

Vozes de Tchernóbil: crônica do futuro

A obra da jornalista Svetlana Aleksiévitch, além de ser ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura de 2015, mostra os relatos de pessoas que vivenciaram a tragédia ocorrida na usina de Tchernóbil em 1986, na Rússia.

Bastante objetiva e sem sentimentalismo, a obra dá voz a todos os sobreviventes da tragédia de maneira intensa.

 

A Sangue frio

Considerada obra-prima do jornalismo, o livro de Truman Capote relata a história de um assassinato ocorrido em 1959, no Kansas.

O escritor descobriu que uma família havia sido morta e foi até o local descobrir mais sobre o caso. Todo o desdobramento do crime e a condenação dos culpados foram registrados no livro.

 

O Voyeur

Obra escrita pelo jornalista americano Gay Talese mostra relatos de uma pessoa que gosta de ver outras pessoas tendo relações sexuais, daí o nome voyeur. 

Além de apresentar o jornalismo investigativo aos leitores, o livro aborda questões de confiabilidade e a postura que o jornalista deve ter para preservar uma fonte.

 

Getúlio Vargas

Ao longo de 1.700 páginas, a jornalista Lira Neto relatou a vida e a força política de Getúlio Vargas, que governou o Brasil por quase duas décadas.

 

Uma história pessoal

Escrita pela editoria Katherine Graham, essa obra é essencial para aqueles que pretendem cursar jornalismo, uma vez que ela mostra como é o ambiente dentro de uma redação de jornal.

Katherine Graham dirigiu o The Washington por quase duas décadas e presenciou fatos históricos dos Estados Unidos, como a renúncia do presidente Richard Nixon.

 

E aí, já leu alguns desses livros? Conte para a gente o que achou!

 

Se ainda está em dúvida sobre qual profissão seguir, clique aqui e confira nossos cursos disponíveis e acerte na sua escolha ou tire suas dúvidas com nossos especialistas!